A causa dos olhos secos: conheça as 7 principais origens do problema e saiba como o tratar

  • Saúde visual
7 min leituraPublicado a: 03/04/2024Última actualização a: 16/04/2024
olhos secos

Já ouviu falar da síndrome de olho seco? No mundo de hoje, é cada vez mais comum. Mas visto que pode afetar a qualidade de vida, é crucial conhecer o que causa olhos secos e como aliviar os desconfortos que provocam.

Se quer conhecer estas e outras informações sobre este problema, continue a ler: vamos discutir o assunto neste artigo, para que saiba como assegurar a saúde dos seus olhos.

O que significa ter olhos secos?

Ter olhos secos é uma condição conhecida como secura ocular ou, em casos mais severos, conhecido como síndrome do olho seco. Secura ocular é caracterizada pela falta de lubrificação ocular num ou nos dois olhos.

A síndrome de olho seco é uma patologia ocular em que é necessário acompanhamento por oftalmologia.

As glândulas lacrimais principais, situadas nas pálpebras superiores, em condições normais conseguem produzir lágrima de qualidade e quantidade suficiente. Isto permite que o movimento dos olhos e o pestanejar sejam confortáveis, que os olhos estejam protegidos e que a visão seja mais clara.

Quando este mecanismo falha ocorre a secura ocular, levando a um ou mais dos seguintes cenários:

  • A quantidade de lágrimas produzida é insuficiente;
  • As lágrimas produzidas têm uma baixa qualidade;
  • As lágrimas produzidas evaporam de forma excessiva.
Optivisão

O sexo feminino é mais propenso a ter olhos secos, em especial no período da menopausa ou durante uma gravidez, por conta das alterações hormonais. Porém, os homens também podem ser afetados.

Este problema pode desencadear-se logo desde a nascença ou surgir ao longo da vida.

Que sinais é que os olhos secos podem provocar?

Optivisão

A presença de olhos secos pode ser muito incomodativa, dependendo da gravidade do problema. Com a falta de lubrificação ocular, há mais atrito ao pestanejar e os olhos estão mais suscetíveis a lesões.

Por estes motivos, existem alguns sintomas associados aos olhos secos, como por exemplo:

  • Irritação ocular;
  • Comichão nos olhos;
  • Visão baça;
  • Sensação de presença de corpo estranho no olho;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dor ocular (em casos mais graves).

A vermelhidão ocular pode ser outro dos sintomas do olho seco. Também é possível que, ao olhar para pontos de luz, tenha a sensação de ver brilhos ou halos em torno dos mesmos.

O que causa olhos secos?

Optivisão

Existem vários fatores e comportamentos que podem ser a causa de olhos secos ou , quando o problema já é existente, piorar a sintomatologia.

Vamos conhecer os principais.

1. Envelhecimento

Com a idade, a produção de lágrimas começa a diminuir. Por volta dos 65 anos, já reduziu para menos de metade, na maioria dos casos. Como consequência, o olho torna-se mais seco.

2. Exposição a ecrãs

Passar muito tempo em frente a ecrãs é uma causa dos olhos secos. Isto acontece porque, ao usarmos telemóveis, computadores ou outros aparelhos semelhantes, existe uma tendência para piscarmos menos vezes os olhos, reduzindo a produção de lágrimas.

3. Ambiente

Alguns ambientes podem potenciar a evaporação das lágrimas ou até diminuir a sua qualidade. São exemplos os locais:

  • Muito secos (como aviões);
  • Ventosos;
  • Com forte exposição solar;
  • Muito poluídos;
  • Com muito fumo.

4. Exposição a aparelhos de climatização

O uso de aparelhos de aquecimento, como aquecedores, ou de arrefecimento, como ar condicionado, é outra possível causa dos olhos secos. Porquê? Porque tornam o ar dos ambientes mais seco, evaporando as lágrimas.

Optivisão

5. Condições de saúde

Certas doenças podem ter um impacto negativo na quantidade e na qualidade de lágrimas produzidas. Veja alguns exemplos:

  • Artrite reumatoide;
  • Lupus;
  • Diabetes;
  • Síndrome de Sjögren.

6. Uso de lentes de contacto

Em casos específicos, utilizar lentes de contacto é uma agravante para os olhos secos. Em determinadas situações, utilizar lentes de contacto para corrigir problemas de visão (miopia, hipermetropia ou astigmatismo) leva a que haja uma evaporação mais rápida da lágrima.

Este cenário é mais provável se as lentes forem usadas por muitas horas seguidas.

7. Toma de medicamentos

Alguns medicamentos podem prejudicar a produção de lágrima. Aqueles que costumam ter um maior impacto pertencem aos seguintes grupos:

  • Antidepressivos;
  • Anti-histamínicos;
  • Analgésicos.

A medicação para a pressão arterial pode ter o mesmo efeito.

Como se trata os olhos secos?

O tratamento da secura ocular depende da causa do problema. Muitas vezes, é necessário incidir sobre a causa. Por exemplo, pode ser recomendado reduzir o tempo de uso dos ecrãs, a exposição a certos ambientes ou a aparelhos de climatização. Ajustar o uso de lentes de contacto ou substituir certos medicamentos também pode ser útil.

Para um efeito mais imediato, existem ainda os colírios, como as gotas hidratantes e as lágrimas artificiais, para aplicar de forma direta nos olhos. A sua função é lubrificá-los a um nível saudável e mais próximo do que seria natural. Assim, permitem reduzir os sintomas dos olhos secos. Estas soluções podem ser usadas várias vezes ao dia, consoante a necessidade individual.
Optivisão

A ingestão de determinados produtos pode também ter um efeito positivo na produção das lágrimas. São exemplos os suplementos ou os alimentos ricos em ómega-3 (como o peixe) ou em vitamina A (como a cenoura e a abóbora).

Como descobrir a causa dos seus olhos secos em particular?

Agora já sabe quais as causas habituais associadas aos olhos secos. Contudo, caso identifique este problema, é imprescindível conhecer a sua origem no seu caso em específico, para saber qual a solução mais apropriada. Tal só é possível com um especialista em saúde visual, capaz de realizar um diagnóstico.

A Optivisão é um lugar de confiança onde pode receber o acompanhamento necessário. Nas óticas disponíveis encontra optometristas credenciados que, com equipamentos tecnológicos, fazem um exame visual detalhado. Graças à sua experiência, conseguem identificar os sinais e a causa dos olhos secos no seu caso e ainda indicar os tratamentos mais eficientes.

Nas óticas pode também comprar gotas ou lágrimas artificiais de qualidade e seguras, para aliviar a secura ocular.

Se os nossos optometristas considerarem necessário um acompanhamento mais específico e aprofundado, pode ainda receber aconselhamento para consultar um oftalmologista.

Visite uma ótica Optivisão e cuide dos seus olhos melhor do que nunca.